Equipe Ford Racing Trucks vai com força para o Nordeste

Após um bom início de temporada pontuando na prova de abertura e conquistando a pole position e volta mais rápida na segunda corrida, a equipe Ford Racing Trucks trabalhou à exaustão em sua oficina, localizada em Sorocaba (SP), para buscar um resultado ainda melhor na terceira etapa do Campeonato Sul-americano e Brasileiro de Fórmula Truck, que será disputada domingo (16/5) no Autódromo Internacional Ayrton Senna (3.180m) em Caruaru, no estado de Pernambuco, na única etapa nordestina do certame.

Atual chefe da equipe Ford Racing Trucks, que na etapa anterior recebeu o prêmio de melhor time no Rio de Janeiro, o sorocabano Djalma Fogaça ressalta o trabalho feito neste intervalo de tempo para preparar os caminhões para esta corrida, que promete ter muito calor dentro e fora das pistas.

“A equipe trabalhou muito na oficina, testamos os motores Cummins no dinamômetro e estamos bem preparados. Com o baixo peso dele (660 quilos), você consegue ter uma suspensão mais equilibrada e tirar melhor proveito de todo o conjunto”, afirma o “Caipira Voador”, alcunha do ex-piloto. “E conseguimos sanar alguns problemas eletrônicos que incomodavam desde a primeira prova. Com certeza vamos manter a força que apresentamos no Rio de Janeiro”, completa.

Os pilotos também engrossam o coro do experiente comandante. Danilo Dirani, que mostrou toda a força do Ford Cargo nº 56 na pista de Jacarepaguá (RJ) liderando os treinos livres e estabelecendo a pole position e melhor volta, reforça os planos da equipe de manter as boas apresentações.

“Vai ser uma etapa boa. Conseguimos melhorar o equipamento e estamos esperançosos de uma vitória. Mas será quente e o calor não é bom para o caminhão, que apesar do tamanho é muito sensível. Só que isso vai complicar para todo mundo. O bom é que a pista tem o nosso estilo, é mais técnica e mais travada. Vamos com atenção na nossa estratégia para continuar mostrando a evolução que estamos tendo desde Guaporé”, salientou Dirani.

Já para o gaúcho Andersom Toso, acostumado a climas mais frios, os ventos nordestinos podem ajudar a equipe. “Acho que o clima até pode nos favorecer, já que nosso acerto sempre foi bom no calor. Nossa expectativa é boa pelo bom desempenho que tivemos no Rio, apesar da quebra acidental que me fez parar quando almejava o pódio. Mas temos potencial para andar entre os dez primeiros novamente. E com o Djalma como comandante fica tudo mais fácil, ele sabe tudo das pistas e com certeza faremos um bom trabalho”, explicou Toso, do Ford Cargo nº 46.

O mineiro Bruno Junqueira, que dirige o Ford Cargo de nº 08 virá dos Estados Unidos somente para esta etapa. Residente em Miami, logo após a prova da Fórmula Truck Junqueira irá retornar, pois na semana seguinte inicia a sua preparação para a corrida das 500 Milhas de Indianápolis, que ele irá disputar pela Fórmula Indy naquele país no dia 30 de maio. A edição desse ano marca o centenário da prova.

“O Bruno vem numa ascendente em sua evolução. Ele está tomando gosto pela coisa, já se acostumou com o caminhão. E vejo que os pilotos estão contentes com o desenvolvimento do equipamento. O Danilo ainda está à frente porque correu no ano passado, mas tanto o Junqueira quanto o Toso com certeza vão chegar no mesmo patamar. Nossa equipe está bem forte”, disse o chefe de equipe Djalma Fogaça.

Confira os horários do final de semana da terceira etapa da F-Truck:

Sexta – 14/05

12h – 1º. Treino Livre

15h – 2º. Treino Livre

Sábado – 15/05

09h – 3º. Treino Livre

11h – 4º. Treino Livre

14h – Treino Classificatório

15h45 – Top Qualifing

Domingo – 16/05

14h10 – Largada

Os treinos têm uma hora de duração e a classificação e o Top Qualifying têm 30 minutos. A prova tem duração prevista de uma hora.