Djalma Fogaça tem boas recordações de Brasília, neste ano começa trabalho para 2011

A décima e última etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck será realizada neste domingo (05/12) em Brasília (DF), com largada às 14 horas e com a duração de uma hora e transmissão direta pela Band TV. A prova vai acontecer pelo anel externo do autódromo, o que pode privilegiar os caminhões com motores mais poentes, de 12 litros. “Eu visualizo uma corrida difícil para nós, já que o nosso Ford Cargo tem 9 litros. Mas já fizemos boas corridas lá, já vencemos e subimos no pódio, então, tudo pode acontecer e espero que tenhamos um bom resultado”, analisa Djalma Fogaça, chefe da equipe Ford Racing Trucks.

A pista da capital federal deixou boas lembranças para Djalma Fogaça. Foi neste circuito que a Ford Racing Trucks conquistou o título de 2004 com o piloto Beto Monteiro, e foi onde o sorocabano encerrou sua carreira de piloto de Fórmula Truck no ano passado.

“Fiquei muito feliz nas duas ocasiões. Em 2009 terminei minha carreira como o meu ídolo Ingo Hoffmann, subindo no pódio com o terceiro lugar na última corrida”, relembra.

Da última corrida disputada, em Curitiba (PR), quando a Ford Racing Trucks iniciou a fase de preparação para a temporada 2011 com um novo pacote técnico experimental, até as vésperas do encerramento da temporada os caminhões Ford Cargo voluiram bastante, como foi constatado em testes que o time fez no autódromo de Piracicaba (SP).

“Estou bem confiante depois destes treinos”, conta Danilo Dirani, um dos pilotos mais rápidos da categoria. “Mesmo sendo um traçado oval acho que dá para alcançar um bom resultado para fechar bem o ano”, confia. “É um novo trabalho em que a gente vai sentindo as mudanças aos poucos, para ter ótimos resultados no ano que vem”, aposta.

“O Anésio Hernandez e o Zereu prepararam algumas novidades para Brasília, tanto de ‘chão’ quanto de motor. Estamos atrás do desenvolvimento. Nossa cabeça já está voltada para 2011 e, por isso, nada como terminar bem esta temporada”, planeja Fogaça.

Único gaúcho da categoria, Andersom Toso acredita que havendo confiabilidade do equipamento, é possível sonhar com um bom resultado. “Não é um circuito que nos favoreça, mas pensando no bom desempenho do Djalma no ano passado, acho que podemos ir bem. É só fazermos uma corrida conservadora e terminarmos a prova”.

O ex-piloto de Fórmula Indy Bruno Junqueira deve aproveitar sua experiência em acerto de carros em oval para se destacar na Fórmula Truck. O mineiro vem animado depois que pontuou na etapa anterior.

Os treinos livres começam na sexta-feira (03/11), com sessões as 12h00 e 15h00, com uma hora de duração cada. No sábado, os F-Truck fazem mais dois treinos livres às 9h00 e 11h00. A tomada de tempo será às 14h00 com a Super Classificação às 15h45.