Equipe Ford Racing Trucks aposta em bom desempenho em Caruaru

A cidade de Caruaru, a cerca de 140 km de Recife, em Pernambuco, recebe no próximo final de semana (13 a 15 de maio) a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck 2011. Na preparação da equipe Ford Racing Trucks, vice-líder do Campeonato Sul-Americano da categoria, o clima é de confiança para a etapa nordestina do calendário.

O time comandado por Djalma Fogaça tem duas das estrelas da categoria na pista: o paulista Danilo Dirani, expoente da nova geração de pilotos da Fórmula Truck, e a gaúcha Cristina Rosito, que faz sua temporada de estreia na categoria. Além da competitividade da dupla de pilotos, a Ford Racing Trucks aposta no desenvolvimento dos caminhões para essa etapa.

“Trabalhamos bastante no nosso motor depois da etapa no Rio de Janeiro e, nos últimos testes com dinamômetro, vimos que houve um aumento de potência”, destacou Djalma Fogaça. “Apesar de hoje a disputa entre caminhões grandes e pequenos na Fórmula Truck ser muito equilibrada, ainda acho que a pista de Caruaru tem características que são favoráveis aos Ford, e por isso acredito que podemos fazer uma grande etapa neste final de semana”, completou sobre o traçado de 3.180 metros de extensão.

A confiança nos modelos Ford Cargo é compartilhada pela dupla de pilotos. Na temporada 2010, quando fazia seu primeiro ano pela Ford Racing Trucks, Danilo Dirani largou na segunda posição em Caruaru.

“Conseguimos a primeira fila no ano passado, mas tive um problema logo no início que me obrigou a parar nos boxes. Mesmo assim, quando voltei para a pista estava logo atrás do líder e consegui acompanhar o ritmo dele a prova toda. Isso mostrou que o Ford é muito forte em Caruaru e que, com o desenvolvimento que tivemos desde a prova do ano passado, podemos estar na briga de novo”, avaliou o piloto.

Já Cristina Rosito vai correr pela primeira vez com um caminhão em Caruaru. Para isso, a Ford Racing Trucks preparou há pouco mais de uma semana, dois dias de testes para a piloto no autódromo de Londrina. Foram cerca de 70 voltas completadas que aumentaram a confiança da piloto em marcar pontos pela terceira vez na temporada – ela já tinha pontuado em sua estreia, no Campeonato Sul-Americano, e na primeira etapa do Campeonato Brasileiro.

“Certamente meu rendimento vai estar muito melhor nessa corrida e espero somar mais pontos no campeonato. Nos treinos de Londrina, consegui aprender mais sobre o caminhão e tirar mais do potencial dele. Agora vou para uma pista onde eu já conheço o traçado, mas preciso me adaptar novamente a ele no estilo de pilotagem da Fórmula Truck”, comentou Rosito, que correu em Caruaru na época em que foi campeã brasileira da categoria Ford Fiesta Feminino – que era promovida no início dos anos 2000 por Maria Helena Fittipaldi e destinada somente a pilotos mulheres.

Os treinos para a etapa de Caruaru começam na próxima sexta-feira com duas sessões livres a partir do meio-dia. A corrida, com transmissão ao vivo pela TV Band, será no domingo às 13h. Confira a programação da etapa:

Sexta-feira – 13/5

Treino livre 1 – 12h às 13h

Treino livre 2 – 15 às 16h

Sábado – 14/5

Treino livre 3 – 9h às 10h

Treino livre 4 – 11h às 12h

Treino classificatório – 14h

Top Qualifying – 15h45

Domingo – 15/5

Warm-up – 8h30

Largada – 2ª etapa do Campeonato Brasileiro – 13h10