Após etapa de Cascavel, Ford Racing Trucks testa jovens talentos no Zilmar Beux

As atividades da Fórmula Truck no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, não terminaram após a bandeira quadriculada deste domingo (5) – quando a cidade recebeu a sexta etapa do Campeonato Brasileiro da categoria. Ao menos para a equipe Ford Racing Trucks/72 Sports, os trabalhos no circuito do Oeste do Paraná continuam nesta segunda-feira. É quando o time dará prosseguimento a seu programa de desenvolvimento de pilotos, que visa lapidar novos talentos para a categoria.

Nesta segunda, o time liderado por Djalma Fogaça promove testes com o pernambucano Sérgio Ramalho, já experiente no programa, e o paulista Thiago Riberi, que já foi campeão da Stock Jr. e vice-campeão da Pick-up Racing na Stock Car. Os competidores estarão nos 3.032 metros do circuito para continuar o programa de desenvolvimento idealizado e liderado exclusivamente pela Ford Racing Trucks/72 Sports.

“Hoje, há certa dificuldade para encontrar no mercado pilotos com experiência na Fórmula Truck. Os pilotos são jovens e precisam conhecer o equipamento porque não há semelhança entre guiar um caminhão e qualquer outro carro de corridas. Mesmo para quem tem experiência em automobilismo, pilotar um Truck é diferente, por isso é preciso dar oportunidade às jovens promessas”, avaliou Djalma Fogaça.

Com experiência no kart e categorias regionais de turismo, Sérgio Ramalho recebe incentivo da 72 Sports para entrar na Fórmula Truck. Da mesma forma, Thiago Riberi, que tem, apesar da pouca idade, grande experiência em competições de turismo. “O Sérgio e o Thiago já mostraram que são promessas do nosso automobilismo e, por isso, já testaram mais de uma vez com a gente”, explicou Fogaça. Os dois pilotos aceleram os mesmos Ford Cargo utilizados por Danilo Dirani e Pedro Gomes na atual temporada da Fórmula Truck.

Ford marca pontos em Cascavel – A sexta etapa da temporada 2012 na F-Truck marcou a reinauguração do autódromo de Cascavel, que estava fora do calendário da categoria desde 2007. Na prova vencida pelo paranaense Leandro Totti, a equipe Ford Racing Trucks esteve entre os seis melhores durante boa parte da corrida. A oito voltas do fim, porém, Danilo Dirani sofreu com uma perda de desempenho em seu caminhão e completou a etapa na 12ª posição – somando pontos para o time no campeonato. Pedro Gomes, por sua vez, abandonou ainda na 10ª passagem e ficou com o 17º lugar.

“Foi mais uma corrida em que mostramos o potencial do nosso caminhão, com o Danilo andando no ritmo dos líderes durante a maioria das voltas, mas sofremos novamente com a falta de sorte no fim da prova. Seguimos trabalhando para desenvolver ainda mais nosso equipamento e dar aos pilotos, que têm feito um grande trabalho, a oportunidade de brigar pelas vitórias”, completou Djalma Fogaça.

A próxima etapa da Fórmula Truck será no dia 09 de setembro na cidade de Córdoba, na Argentina. Além de ser a quarta e última prova do Campeonato Sul-Americano da categoria, este evento valerá, também, como sétima etapa do Campeonato Brasileiro.

______________________________________________
Texto: Rafael Durante
Créditos das Imagens: Orlei Silva