DF Racing Fans tem desafio ‘em casa’. São Paulo recebe a terceira etapa da temporada neste fim de semana

David Muffato Chegou a vez de São Paulo receber o show da Fórmula Truck, o que representa a única oportunidade do ano para boa parte das equipes da categoria correr “em casa”, em um calendário marcado por viagens por todo o Brasil. O autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista, recebe a terceira etapa do campeonato no próximo domingo e vale pontos para a disputa dos certames brasileiro e sul-americano da categoria.

Sediada na cidade de Sorocaba, a DF Racing Fans terá um grande desafio nesta prova e busca encontrar o melhor equilíbrio entre potência e emissão de fumaça diante do novo regulamento da categoria – que proíbe o uso dos filtros catalisadores no escapamento.

“Neste ano temos um trabalho extra na preparação dos caminhões para Interlagos. A pista é uma das que mais exige dos motores durante toda a temporada, com trechos importantes, como a subida que leva para a reta dos boxes. O segredo estará em encontrar a melhor performance do motor, sem emitir fumaça em excesso”, explica Djalma Fogaça, diretor e piloto do time.

Djalma Fogaça

Em Interlagos, Fogaça, David Muffato e Raijan Mascarello vão contar com os caminhões Ford Cargo que sempre se mostraram competitivos nessa pista. Embora com um motor menor de 9 litros – os concorrentes usam propulsores de 12 litros -, a DF Racing Fans se beneficia do menor peso para ganhar tempo no miolo do circuito, contornando as curvas com maior agilidade.

Nessa busca pelo equilíbrio dos caminhões, Raijan Mascarello terá uma novidade para a terceira etapa. A equipe optou por reinstalar em seu caminhão a cabine que foi usada na temporada de 2013. Mais longa e mais alta que o modelo desenvolvido para 2014, a cabine deve compensar a distribuição de peso e amenizar o efeito de pêndulo das curvas – trabalhando em conjunto com uma nova configuração de suspensão no caminhão do piloto mato-grossense.

Raijan Mascarello

Os treinos para a etapa de São Paulo começam na sexta-feira, com duas sessões livres: uma às 11h, outra às 14h. Os treinos se repetem no sábado, horas antes da classificação que determina a ordem de largada. A corrida, por sua vez, será no domingo, às 13h. Confira a programação da etapa:

DF Racing FANS

Sexta-feira – 16 de maio
11h às 12h – Treino livre 1
14h às 15h – Treino livre 2

Sábado – 17 de maio
8h às 9h – Treino livre 3
10h às 11h – Treino livre 4
13h – Treino classificatório
14h45 – Top Qualifying

Domingo – 18 de maio
13h – Corrida – 3ª etapa da temporada

————————————————–
Texto: Inova Comunicação – Rafael Durante – rafaeld@terra.com.br
Imagens: Orlei Silva