Fogaça confiante em mais um pódio em Londrina

Caminhão do Fogaça em Campo Grande O desafio virá em dobro, mas não tira a confiança do paulista Djalma Fogaça em mais um pódio na temporada de 2015 da Fórmula Truck. A terceira etapa do campeonato, marcada para este domingo no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina (PR), será realizada na casa do principal adversário do sorocabano na briga pelo título da competição. E, para aumentar ainda mais o grau de dificuldade da disputa, Fogaça terá que correr neste domingo com um restritor ainda menor no motor de seu Ford Cargo #72.

O regulamento da categoria prevê que todos os caminhões usem restritores de 80mm, mas o primeiro, o segundo e o terceiro colocados no campeonato devem, respectivamente, usar peças de 78, 76 e 74mm.

“Chegamos à etapa anterior em terceiro na tabela e, por isso, corri com um restritor de 78mm. Passei para a vice-liderança após a prova de Campo Grande, e usaremos uma peça de 76mm em Londrina. Testamos a mudança e perdemos realmente muito desempenho. Mas, por outro lado, trabalhamos muito para resolver os graves problemas de aumento de temperatura que vínhamos enfrentando. E parece que tudo foi solucionado. É muito difícil brigar pela vitória com um restritor deste tamanho, mas acredito que podemos pensar em mais um pódio”, declarou Fogaça.

No outro caminhão da equipe, o mato-grossense Raijan Mascarello também espera obter um bom resultado no Paraná. Passada a etapa de Campo Grande, realizada em abril, a DF Racing Fans realizou um minucioso trabalho de revisão no equipamento usado por Mascarello, e encontrou pontos sensíveis no eixo dianteiro e na caixa de direção – que vinham afetando o rendimento do piloto do Mato Grosso.

Djalma Fogaça “Tínhamos uma variação muito grande nas curvas, mas conseguimos identificar o problema. O pessoal ajustou alguns detalhes e deixou tudo zerado. Dá para dizer que, além de uma revisão geral, meu caminhão foi parcialmente reconstruído”, comentou Raijan.

No mesmo treino em que experimentou o novo restritor, Djalma Fogaça aproveitou para testar as melhorias realizadas no caminhão de Raijan Mascarello – e aprovou as mudanças. “Chegamos ao Paraná bastante confiantes, e vamos ver como nossos caminhões se comportam no treino de classificação, que diante da alta competitividade da Fórmula Truck, é meio caminho para o pódio”, encerrou Fogaça, que também exerce a função de diretor da equipe.

O treino que define o grid de largada para a terceira prova da temporada será realizado neste sábado em Londrina, a partir das 13h30. Confira a classificação do campeonato após duas corridas:

1) Leandro Totti (PR), 80 pontos
2) Djalma Fogaça (SP), 78
3) Beto Monteiro (PE), 63
4) Jaidson Zini (PR), 56
5) Felipe Giaffone (SP), 54
6) Paulo Salustiano (SP), 51
7) Gustavo Magnabosco (SC), 47
8) Pedro Muffato (PR), 46
9) Wellington Cirino (PR), 44
10) Diogo Pachenki (PR), 42
11) David Muffato (PR), 37
Rogério Castro (GO), 37
13) André Marques (SP), 34
14) Roberval Andrade (SP), 24
15) Adalberto Jardim (SP), 23
16) Alex Fabiano (SP), 22
17) Debora Rodrigues (PR), 13
Gabriel Correa (SP), 13
19) Régis Boessio (RS), 10
20) Luiz Lopes (SP), 9
21) Raijan Mascarello (MT), 6

___________________________________________
Texto: Rafael Durante
Créditos das Imagens: Orlei Silva