Fábio Fogaça: Novo projeto e ainda mais expectativas para a temporada 2018

Fábio Fogaça é o caçula da Copa Truck, mas seu histórico já lhe garante bagagem suficiente para comandar uma equipe. Aliás, esse é o novo projeto do sorocabano de apenas 26 anos, que finaliza a temporada 2017 no dia 17 de dezembro em Interlagos cumprindo dupla jornada: a de piloto e a de chefe da equipe Fábio Fogaça Motorsport.

Fabinho, como é mais conhecido, é filho de Djalma Fogaça, o “Monstro”, dono de longa carreira no automobilismo. “Sempre tive vontade de ter a minha equipe, comandar uma ou até mesmo assumir o controle da equipe do meu pai. Comecei a trabalhar nos caminhões de corrida há uns três, quatro anos na equipe dele e nos finais de semana ia acompanhar tudo de perto. Fazia parte de rádio, de acerto de suspensão, e com o passar dos anos fui aprendendo eletrônica, que hoje é um diferencial e está diretamente ligada ao funcionamento do motor, ganho de performance, excesso de fumaça. Isso é muito importante na categoria e a gente tem que conter pelo regulamento”, contou Fábio.

Ele aproveitou a oportunidade de montar um caminhão para a Copa Truck e, depois de conversar com o pai, decidiu colocá-lo no grid. Tudo já estava pronto para a Copa Nordeste, mas não foi possível acertar um piloto para correr em Caruaru e Fortaleza. Na etapa gaúcha, em Tarumã, ele mesmo assumiu o cockpit do bruto de número 27.

“Fui realmente para observar todos os detalhes. Tarumã é uma pista que não aceita erro, então era levar o truck inteiro para casa e também colher as informações que eu precisava para Interlagos. Em São Paulo vou como piloto. Fizemos algumas atualizações, mas ainda está muito longe do que pretendo para 2018. Nosso foco é 99% no ano que vem. No entanto, se surgir uma proposta boa, saio da boleia e vou para o rádio novamente. É um trabalho que gosto de fazer”.

Fábio não descarta a possibilidade de continuar desempenhando a dupla função. “Ainda não temos uma definição. Estamos focados em 2018 e precisamos acertar todos os detalhes. Mas nossa expectativa é bastante alta”, finalizou.

Programação cheia para decisões de domingo no Autódromo de Interlagos

A organização da Copa Truck, fiel ao compromisso de proporcionar muito mais do que um espetáculo de velocidade, caprichou no cardápio de atrações que serão oferecidas ao público neste domingo em Interlagos, onde serão conhecidos os campeões do regional Sul/Sudeste e o das copas. Enquanto o número de candidatos ao título inclui praticamente todo o grid na terceira e última competição de 2017, a briga para definir quem é o melhor piloto do ano virou um mano-a-mano entre Felipe Giaffone (VW) e Roberval Andrade (Iveco).

A rodada dupla de encerramento do primeiro ano da categoria terá uma extensa lista de atividades para o grande público aguardado no autódromo paulistano. Quer ouvir uma boa música? Ela estará na Arena Nação Truck com o show de Rogério Lemer e Banda. Já pensou em aprender a fazer tapioca? O Piloto de Fogão da Mercedes-Benz é uma oficina culinária que vai dar os toques sobre os segredos de um dos pratos mais conhecidos da região nordestina e que caiu no gosto de grande parte dos brasileiros. A fome também poderá ser matada nos food trucks da Praça da Alimentação.

Como de hábito, a criançada mereceu atenção especial e poderá se divertir a valer nos brinquedos infláveis gigantes, como escorregador, cama elástica, pula-pula e piscina de bolinhas. Enquanto os brutos não ganham a pista, os marmanjos podem dar uma passada no CCR – Estrada para a Saúde, programa realizado pelas concessionárias do grupo CCR que oferece acompanhamento aos caminhoneiros por meio de exames médicos e outros serviços voltados à saúde e bem-estar. Também vale a pena dar uma conferida na Exposição Cultura Truck e seus caminhões de coleção e customizados, além da loja oficial com produtos exclusivos da Copa Truck.

Para chegar ao autódromo já com todas as informações sobre o que rolou nos treinos classificatórios, a novidade da etapa é a transmissão do qualifying ao vivo pelo Facebook e Youtube, com o jornalista especializado Celso Miranda. Ele também comandará o Truck na Mesa, um bate-papo com os pilotos logo após a definição do grid. Tudo isso no período entre as 12 e as 14h30.

Ingressos de arquibancada continuam disponíveis pelo site www.copatruck.com.br.


Com informações de Márcio Fonseca (MTb 14.457) e fotos de Sérgio Rodrigues, RR Media e Divulgação.